Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

16 maio 2011

O CICLO DA ÁGUA

A água se originou da liberação de grandes quantidades de gases hidrogênio e oxigênio na atmosfera, que se combinaram e deram origem aos vapores de água. Durante o período de formação do Planeta, as temperaturas só possibilitavam a água em forma de vapor. À medida que as temperaturas baixaram, os vapores se transformaram em nuvens, que foram atraídas pela gravidade e caíram em forma de chuva na superfície da Terra.
 









Assim, houve acumulação  progressiva de água principalmente na superfície – nos estados líquido e sólido (gelo) e simultânea formação de vapor de água pelos mecanismos de evaporação e transpiração dos organismos vivos. A parcela que se infiltrou na superfície e se acumulou entre as camadas de rochas do subsolo formou as águas subterrâneas – os lençóis e os aqüíferos.
O ciclo hidrológico é o responsável pela manutenção desse recurso natural
acumulado na superfície e no interior do solo. Com o calor irradiado pelo Sol, grandes parcelas da massa de água se transformam em vapor, que se resfria à medida que vai subindo à atmosfera, condensa e forma nuvens, as quais voltam a cair na Terra sob adição da gravidade, na forma de chuva, neblina e neve.

AQUÍFERO GUARANI
Um dos maiores trunfos do Brasil em relação à garantia de abastecimento é o Aqüífero Guarani, maior reserva de água doce subterrânea  do mundo. Do potencial de água renovável que circula nessa reserva, entre 24% a 48% podem ser explorados. No entanto, o Guarani não está só em território...
brasileiro (onde está 70% do aqüífero), mas também na Argentina, Paraguai e Uruguai, o que torna necessária a criação de uma regulação de uso entre esses países. Além disso, existe a possibilidade de contaminação por conta, entre outros problemas, do grande número de poços operados e abandonados sem tecnologia adequada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...