Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

13 novembro 2010

mapa e suas escalas





O mapa acima representa os tipos de climas do mundo, sua escala é pequena, pois abrange uma grande quantidade de informações generalizadas. 

O mapa acima representa os tipos de climas do mundo, sua escala é pequena, pois abrange uma grande quantidade de informações generalizadas. 
Mapas são representações gráficas de uma área real, são de extrema importância para a sociedade  e, especialmente, para determinados profissionais, como Geógrafos, Geólogos, Agrônomos, Engenheiros, Biólogos, Cartógrafos, dentre outros.

Um mapa pode possuir níveis distintos de abrangência, de modo que podemos mapear o mundo, continentes ou partes deles, países, regiões, Estados ou mesmo ruas. Todas as vezes que visualizamos um mapa, independentemente do seu tema (mapa político, físico, histórico, econômico), podemos saber a distância real que há entre dois pontos ou o tamanho de uma área. Isso é possível por meio da verificação da escala disposta nos mapas.

Escala é variação de proporção de uma área a ser mapeada, quem a determina é o responsável pela elaboração do mapa.

Exemplo prático:

Quando se tem a intenção de construir um mapa de um espaço, de maneira que represente fielmente as medidas reais do mesmo, pode-se seguir o princípio do exemplo abaixo:
Se uma sala de aula possui 5 metros de largura por 5 metros de comprimento, a mesma pode ser representada da seguinte forma: se estabelece que cada centímetro no papel equivale a 1 metro ou 100 centímetros no real. Desse modo, a escala produzida é 1:100 (1cm: 100cm) ou 1/100 (1cm/100cm).
Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica.
Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.


A escala representa que cada centímetro no papel corresponde a 3 km na superfície real.
Escala numérica: exposta no mapa em forma fracionária, sendo que o numerador representa a medida no mapa e o denominador à medida da superfície real.
O mapa de Portugal traz consigo uma escala numérica. 
 
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-divida-externa-dos-paises-america-latina.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...