Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

26 outubro 2010

Atividade de vulcão aumenta e Indonésia decreta estado de alerta; 40 mil pessoas podem ser evacuadas



As autoridades indonésias aumentaram nesta segunda-feira (25) ao nível máximo o estado de alerta ao redor do vulcão Merapi, situado na ilha de Java, cuja atividade aumentou consideravelmente, e já começaram a retirar das proximidades a população. Nesta segunda-feira, a Indonésia sofreu ainda um forte terremoto.

Correntes de lava e quase 500 tremores foram registrados durante o fim de semana, segundo as autoridades. Entre sexta-feira e sábado, os tremores vulcânicos no Merapi aumentaram de 321 a 525, enquanto o número de erupções de lava passou de 93 a 183.

O nível de alerta foi elevado ao grau máximo às 6h locais desta segunda-feira, já que o governo teme uma erupção em breve.

Retirada dos moradores

A retirada dos moradores, que começou nesta segunda-feira, foi ordenada para os habitantes que residem em um raio de 10 km ao redor da cratera, situada no topo do monte Merapi (2.914 metros de altitude). O número de pessoas que serão evacuadas, no entanto, não é oficial. Enquanto algumas agências de notícias falam em 40 mil pessoas, o dirigente local Sri Purnomo disse que 11.491 pessoas que vivem a uma distância de até 10 quilômetros do pico seriam retiradas.

Purnomo disse que o governo está preparando prédios públicos e campos e ginásios esportivos para receber os moradores evacuados.

Muitos moradores, sobretudo idosos e crianças, foram retirados e levados para tendas improvisadas na vila de Umbulharjo.

Ponco Sumarto e seus dois netos estão entre os 100 moradores que chegaram nesta segunda-feira ao alojamento dos refugiados. "Eu tenho que seguir ordens para ter abrigo e segurança aqui, mas eu preferiria estar em casa", disse a mulher de 65 anos. Sumarto disse que ficou preocupada com sua plantação e seus animais, que ficaram na região do vulcão.

Histórico de erupções

O vulcão, que fica a 26 km da cidade de Yogyakarta, é o mais ativo dos 69 vulcões em atividade na Indonésia. A última erupção aconteceu em junho de 2006, quando Merapi entrou em atividade após um terremoto na região de Yogyakarta, centro de Java, e provocou uma nuvem de cinza incandescente e gás que causou duas mortes.

Mas houve outras erupções mais fatais: em 1994, uma erupção matou 60 pessoas, e, em 1930, 1300 morreram devido à atividade do Merapi.

A Indonésia, composta por cerca de 17.500 ilhas, está sobre o chamado 'Anel de Fogo do Pacífico', uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, e tem cerca de 400 vulcões, dos quais 129 estão ativos.

A erupção mais recente foi a do monte Sinabung, em Sumatra do Norte, que esteve dormente durante séculos antes de voltar à vida em agosto.


*Com agências internacionais


Tamanho da Atividade de vulcão aumenta e Indonésia decreta estado de alerta; 40 mil pessoas podem ser evacuadas25/10/2010UOL Notícias - InternacionalfalseUOL Notícias4@UOLNoticias #UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...