Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

08 setembro 2010

Pesquisadores descobrem dinossauro com estranha corcunda na Espanha















Um dinossauro predador com saliências ósseas em seus braços e uma estranha corcunda traz evidências de que as penas surgiram antes do que os pesquisadores achavam, de acordo com relatório publicado na revista Nature desta quarta-feira (8).




A nova espécie, chamada Concavenator corcovatus, tinha cerca de 6 metros de comprimento e teria vivido durante o Cretáceo, há cerca de 130 milhões de anos.



O fóssil do animal foi descoberto em Las Hoyas, na Espanha, e investigado pelo paleontologista Francisco Ortega, da Universidade Nacional de Ensino a Distância, em Madri.



As protuberâncias nos braços do dinossauro causaram alvoroço: os pesquisadores acham que eles podem ter sido estruturas que ligavam penas aos ossos da criatura.



Um ramo da árvore genealógica dos dinossauros, chamada Coelurosauria, já era conhecido por ter desenvolvido penas e plumas com estruturas de ancoragem. A linhagem inclui o Tiranossauro Rex e o Velociráptor. ]



Quando Ortega e sua equipe tentaram colocar sua descoberta na árvore evolucionária, no entanto, eles encontraram formas e texturas de ossos mais parecidas com outro ramo de predadores, chamado Allosauroidea, para o qual nunca foi da presença de penas.



Se os pesquisadores estiverem corretos, o ancestral comum desses dois grupos, o Neotetanurae - que viveu entre 175 e 161 milhões de anos atrás, já teria penas.



A corcova do dinossauro permanece um mistério: poderia ser um depósito de gordura ou mesmo um mecanismo para regular a temperatura interna do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...