Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

31 agosto 2010

Festum Sacratissimi Corporis Christi

Dia de “Corpus Christi” , você sabe o que significa esta data?
Em 11 de junho de 2009, o mundo cristão estará festejando o “Corpus Christi” que em latim quer dizer “Corpo de Cristo”. A data foi abraçada pela igreja católica para comemorar a presença real de Cristo na Eucaristia. E todos os Cristãos até mesmo os evangélicos guardam a data. Diferentemente os protestantes, fazem cultos ou Shows a Jesus e a maioria deles não trabalham no dia. São os católicos os que dão mais ênfase a data: Eles acreditam fielmente nas frases que Cristo disse em Lucas: 22,19-20: (19) "Jesus tomou o pão e abençoando-o, o partiu e o deu-lho dizendo: Tomai e comei; isto é o meu corpo; fazei isto em minha Memória. (20) Depois tomando um cálice, rendeu graças e deus aos seus discípulos, dizendo: Bebei dele todos; pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados."
QUANDO A DATA É COMEMORADA.
É comemorada sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

COMO DATA É COMEMORADA
Na celebração de Corpus Christi tem uma missa solene, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento (Jesus na Eucaristia). Durante a missa o sacerdote consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no templo, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

O FENÔMENO SOBRENATURAL DA TRANSMUTAÇÃO do pão e vinho em Corpo e Sangue de Cristo: Em 1215, o Concílio Ecumênico de Latrão utilizou pela primeira vez a palavra “transubstanciação”, para descrever o fenômeno, afirmando que: “O Corpo e o Sangue de Cristo no Sacramento do Altar estão verdadeiramente contidos sob as espécies do pão e do vinho, transubstanciados o pão, no Corpo, e o vinho, no Sangue, pelo poder divino”.

CATÓLICOS, PROTESTANTES E EVANGÉLICOS;
Durante séculos tentaram elucidar os dogmas para este fenômeno sobrenatural, que não pode ser simplesmente explicado a luz da ciência.
Martim Lutero (protestante) acreditava que o corpo de Cristo está com o pão, em o pão, sob o pão.
Segundo palavras do Protestante Luterano Abraham Calov: “Julgamos que o Corpo e Sangue de Cristo estão verdadeiramente presentes na ceia, mas não por METOUSIA ou TRANSMUTAÇÃO SUBSTÂNCIAL (transubstanciação) como querem os católicos, nem por SUNOSIA ou CONSUBSTANCIAÇÃO, como acreditam os protestantes Calvinistas, nem por Inclusão Local a saber IMPANAÇÃO.

A CONSUBSTANCIAÇÃO é a união de duas substâncias uma terrena e outra celestial, de que resultam numa terceira, podendo ter uma coexistência local.
Um conceito diferente foi descrito pelo Cardeal Pedro de Cápua falecido em 1219; Segundo ele: "Não há nenhuma mudança, permanecendo a substancia do pão e do vinho, ao serem pronunciada as palavras de consagração, começam a estar presentes sob as mesmas espécies a Carne e o Sangue de Cristo, ainda que eles não estejam ali senão a substância do pão e do vinho".
Para o Presbiteriano Jeônimo Gueiros, teólogo e filósofo: "O corpo e sangue de Cristo estão verdadeiramente substancialmente presentes e se distribuem e recebem verdadeiramente juntos com o pão e o vinho".
O Luterano (protestante, evangélico) Andreas Gottolob Rudelbach (1792-1862) discorda de Martim Lutero para ele: "A união dos elementos celeste com o terreno é sobrenatural; o corpo e o sangue de Cristo são recebidos de modo sobrenatural, logo não tem cabimento falar em inclusão local, impanação a propósito da doutrina luterana".
No entanto, se nem os maiores teólogos católicos e evangélicos conseguem explicar conclusivamente como ocorre transformação do pão em Corpo de Cristo, não cabe a esta matéria elucidar este mistério.
Na verdade é assim mesmo que a maioria encara o fenômeno, “um mistério de fé”. Pois a fé é essencial para compreender que: onde estão o pão e o vinho, após sua consagração, estão também o Corpo e Sangue de Cristo.
Evidentemente que muitos pastores evangélicos aos poucos estão abolindo este sacramento, mais ainda hoje na cerimônia de “Corpus Christ” e da “Adoração ao Santíssimo Sacramento” não há quem não se emocione católicos ou não, diante da presença real Corpo de Cristo na Eucaristia. (corpo de Cristo no Sacramento do Altar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...