Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

20 novembro 2011

Professora brasileira vence prêmio de educadores inovadores







A educadora Sandra Maria Saragoça, do Rio de Janeiro, conquistou o 1ª lugar na categoria “Contextos Desafiadores” da Etapa Mundial do Prêmio Educadores Inovadores, que aconteceu em Washington, EUA, durante o Fórum Mundial de Educação da Microsoft 2011; com o projeto “Educação Além dos Muros”. Esta foi a melhor colocação já alcançada pelo Brasil em seis edições da premiação.
Outros 17 professores foram premiados em mais cinco categorias por projetos que demonstraram quão inovador pode ser o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Participaram da cerimônia de premiação cerca de 700 professores, gestores e líderes educacionais, bem como representantes do governos de mais de 70 países.
A professora Sandra leciona no Colégio Estadual Luiza Mahin, no Rio de Janeiro, para meninas detentas de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas. Durante o projeto, as alunas aprenderam a fazer animações em Stop Motion e, utilizando o programa Microsoft Movie Maker, criaram vídeos educativos sobre diversos temas da vida cotidiana que envolvem cuidados com meio ambiente, uso correto da água, poluição dos rios, entre outros.
Os vídeos produzidos por elas podem ser apresentados para alunos de outras escolas, com a autorização do juiz para que elas saiam da prisão com a professora, e isso tem promovido uma quebra de paradigmas, tanto de quem os assiste, que se surpreende pelo fato de estarem aprendendo com as internas, quanto de quem apresenta, que se vê capaz de transmitir conhecimento às outras pessoas. O projeto foi premiado na categoria “Contextos Desafiadores”.
“A Educação é crítica para o desenvolvimento social e econômico de toda nação e para a capacidade de indivíduos de todo o mundo alcançarem seu potencial pleno”, afirma Anthony Salcito, vice-presidente mundial de Educação da Microsoft. “Estamos honrados em reconhecer esses notáveis profissionais pelo trabalhado que realizam diariamente para enriquecer as experiências educacionais de jovens ao redor do mundo”, completa o executivo.
Para Emílio Munaro, diretor de Educação da Microsoft Brasil, a iniciativa representa a valorização dos educadores que são fonte do conhecimento e protagonistas no processo de desenvolvimento do País. “O aprimoramento da qualidade da Educação brasileira é uma prioridade para a Microsoft que reconhece essa questão como fundamental para que a nossa nação se torne ainda mais competitiva no contexto mundial”.
Este ano, a Microsoft recebeu a inscrição de mais de 200 mil projetos de diversos países. Dentre eles, 115 foram selecionados para a final mundial, na qual o Brasil foi representado por seis educadores dos estados do Amazonas, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

http://www.bomdanet.com.br/2011/11/professora-brasileira-vence-premio-de.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...