Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

15 setembro 2011

Chifre da África

FAO alerta para a ampliação da crise de fome na Somália
Prevê-se que a situação de emergência se estenda - e persista até dezembro
A crise de fome se estende por três outras áreas do sul da Somália e ameaça afetar toda a região meridional do país, o que requer a cooperação urgente da comunidade internacional, advertiu nesta sexta-feira em comunicado a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

A FAO pediu ações imediatas para salvar as vidas e os meios de subsistência de milhões de camponeses e criadores de gado no Chifre da África, abalado pela seca. Organismos da FAO anunciaram em Nairóbi nesta semana que a crise de fome chegou a três novas zonas na Somália meridional: nas áreas de Balaad e Adale, no Shabelle Medio, e no campo de refugiados internos de Afgoye e entre a comunidade de refugiados em Mogadíscio.
"As demais regiões da Somália meridional encontram-se imersas em emergência humanitária que provocou milhares de mortes", indica o comunicado. A emergência faz parte de uma crise mais ampla provocada pela seca e pelos conflitos na região do Chifre da África que ameaça as vidas e os meios de subsistência de aproximadamente 12,4 milhões de pessoas na Somália, Djibuti, Etiópia e Quênia, e de outros milhões nos países vizinhos.

A União Africana (UA) confirmou nesta quinta-feira que uma cúpula de colaboradores para discutir a crise será realizada no dia 25 de agosto em Adis-Abeba, na Etiópia. O encontro, que deve contar com a presença de ONGs, do setor privado africano e dos membros da UA, tem como meta arrecadar fundos e acertar uma resposta conjunta à crise, assim como uma estratégia que impeça que esse tipo de problemas se repita no futuro.

Extensão - Segundo a FAO, prevê-se que a crise de fome se estenda por todas as regiões do sul (da Somália) nas próximas quatro a seis semanas e que persista pelo menos até dezembro. É necessário um esforço contínuo para iniciar uma resposta imediata, global e em grande escala, destaca a FAO.

Na Somália, existem 3,7 milhões de pessoas em situação de crise humanitária, das quais 3,2 milhões necessitam ajuda de forma imediata para se salvar (2,8 milhões de pessoas no sul).

(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...