Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

11 março 2011

Como viver bem a Quaresma?



 Então, vou dar algumas dicas para que você viva com intensidade este tempo tão propício para a nossa conversão.

Essas dicas são ensinadas pela Santa Igreja para que todos os cristãos se preparem para a Páscoa do Nosso Senhor. Vou tentar transpô-las para a vida do jovem que está disposto a viver esse Lance de Santidade.

No Catecismo da Igreja Católica, em seu parágrafo 540, está escrito que ‘A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto’. É com este coração, com o coração de Cristo no deserto que temos que viver este tempo.
"Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.” (2 Cor 6, 1-2).Um tempo favorável para a conversão, para ser santo!

É evidente que a vida do cristão é uma constante luta para vencer o pecado, para lutar pela santidade, para se converter e ganhar o céu. Mas a Igreja reservou este tempo para que pudéssemos viver esse propósito com mais intensidade, se preparando para a maior festa da Igreja que é a Ressurreição do Nosso Senhor!

A igreja ensina que este tempo é particularmente apropriado ‘aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e a esmola, à partilha fraterna (obras de caridade e missionárias)’. (CIC 1438) Isto se resume em três palavras, que são remédios contra o pecado: jejum, oração e esmola. Guarde-as bem, JEJUM, ORAÇÃO E ESMOLA!
Jejuar é abster-se de algo, de algo que você goste, não somente de alimentos, como chocolate ou refrigerante, mas também de programas de televisão, de internet... Você deve afastar-se de pelo menos uma coisa de que goste nestes quarenta dias, e se não der para afastar- se totalmente pelo menos em parte deve fazê-lo!
Oração é diálogo com Deus, e a quaresma é um tempo forte de oração, um tempo maior de silêncio, de ouvir a Deus, de entender os seus propósitos para as nossas vidas. Reserve um tempo maior para rezar, para estar com Deus, para escutá-lo. Se você não tem essa prática, de início não será muito fácil, até porque a oração é um combate, mas logo a oração se tornará prazerosa e você sentirá necessidade dela. Participe das Santas Missas! Reze com a Palavra de Deus, pois ela é viva e eficaz! (Hb 4, 12)
Esmola é obra de caridade, caridade é fazer algo gratuitamente, sem esperar nada em troca. Realize obras de caridade, viva a partilha, seja missionário, fale mais de Deus às pessoas, visite um hospital, retire as roupas que você não usa mais e que estejam em bom estado do seu armário e doe aos que necessitam... Se doe como o Cristo, maior exemplo de doação que já existiu, Cristo que assumiu a condição humana, embora não tenha vivido o pecado, para que a humanidade tivesse a Salvação.





Enfim jejum, oração e esmola! E Santa Quaresma a todos!


Tamu junto!


@Hugo_Luiz


Postado por Lance de Santidade às 17:31






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...