Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

13 novembro 2010

O território brasileiro é composto por 26 Estados e um Distrito Federal.










O território brasileiro é composto por 26 Estados e um Distrito Federal. Os Estados constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização  político-administrativa do País. A localidade que abriga a sede do governo denomina-se capital.
A atual divisão político-administrativa brasileira é de 1988.

Os Estados brasileiros e o Distrito Federal estão divididos em cinco regiões no território nacional: Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), Região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal), Região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) e Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

Em razão da grande extensão territorial do Brasil, existem grandes contrastes entre os seus Estados, apresentando diferenças em aspectos climáticos, topográficos, cobertura vegetal, econômicos, culturais, sociais e históricos.

O estudo do contexto histórico de cada Estado proporcionará um entendimento da sua situação atual. Apresentando as características físicas e sociais, além de conhecer a diversidade e riqueza cultural do povo brasileiro.


http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/estados-brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...