Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

10 setembro 2010

máscara de tezcatlipoca




Máscara de Tezcatlipoca
Asteca, século 16.México.

O crânio do Smoking Mirror

Este mosaico é acreditado para representar o deus Tezcatlipoca, ou 'Smoking Mirror', uma das quatro divindades poderoso criador, que estavam entre os deuses mais importantes do panteão asteca. O nome 'Smoking Mirror' deriva do nahuatl (asteca) tezapoctli palavra, que significa "brilhante de fumo" e representações de Tezcatlipoca são tipicamente caracterizados por distintas listras pretas no rosto e um espelho de fumar geralmente exibidos em seu cocar, em seu templo ou no lugar de um pé arrancado.

A base para o mosaico é um crânio humano. O crânio é cortado na parte de trás e forrado com pele de veado que a maxila móvel é articulada. Cintas deerskin Long teria permitido o crânio para ser usado como parte de regalia sacerdotal. Ornamentos Skull como este são representadas no códice Mixtec Nuttal Zouche.

A decoração em mosaico é trabalhado em faixas alternadas de azul-turquesa brilhante e lignite negra. Os olhos são feitos de duas esferas de ferro polido pirita emoldurado por argolas de concha branca (Strombus concha). A cavidade nasal é revestida com chapas de brilhante Spondylus vermelho (ostras espinhosas) shell.

O azul-turquesa, lignite, pirite e casca foram colhidos em todos os confins do Império Asteca, e além. O esforço feito na montagem desta selecção diversificada de materiais exóticos salienta o divino 'outro mundo' natureza tanto do mosaico e quem usava ou exibido lo.

* O povo ea cultura que conhecemos como "Aztec" se refere a si mesmos como os astecas (pronuncia-se "Me-ka-shee ').

C. McEwan, A. Middleton, C. Cartwright, mosaicos R. Stacey Turquoise do México (Londres, The British Museum Press, 2006)

C. McEwan, RJ Stacey e CR Cartwright, 'A' mosaico crânio Tezcatlipoca 'nas coleções do Museu Britânico: novas perspectivas e questões de identidade' em Baquedano E. (ed.) Tezcatlipoca: Malandro & Suprema Divindade Asteca (Colorado, University of Colorado Press, no prelo)

CR Cartwright e ND Meeks, "concha asteca de trabalho: design de alta tecnologia ', British Museum Technical Research Bulletin 1, (2007), 35-42.

C. McEwan, México antigo no Museu Britânico (Londres, The British Museum Press, 1994)

POSTADO POR EDUARDO MARCULINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...