Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

08 setembro 2010

Estudo revela que 21% das espécies aquáticas da África estão ameaçadas



O caranguejo Liberonautes latidactylus, uma das espécies ameaçadas na África




Levantamento indica que 21% das espécies aquáticas do continente africano estão ameaçadas de extinção. A conclusão partiu do trabalho de 200 cientistas da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN, na sigla em inglês). A equipe levou cinco anos para avaliar um total de 5.167 espécies.



O estudo mostra a fragilidade do sistema e ressalta que mesmo a perda de uma única espécie pode ter impacto dramático para o ambiente. No lago Malawi, por exemplo, um grupo de peixes chamados de “chambo” pela população nativa compõe uma fonte importante de alimento e está ameaçado: houve uma redução de 70% na população nos últimos dez anos.



No lago Victoria, o declínio na qualidade da água e a introdução de uma espécie invasora, conhecida como Lates niloticus, fez com que a quantidade de espécies nativas sofresse uma redução significativa nos últimos anos. A equipe estudou 191 peixes e descobriu que 45% estão ameaçadas ou realmente extintas.



“A África é o habitat de uma diversidade enorme de espécies aquáticas, sendo que muitas delas não são encontradas em nenhuma outra parte do mundo”, alerta William Darwall, líder do projeto na IUCN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...