Jesus o Bom Pastor

Jesus o Bom Pastor

12 agosto 2010

Um relógio gigante numa torre na cidade santa islâmica de Meca








Um relógio gigante numa torre na cidade santa islâmica de Meca começou a funcionar na quarta-feira, altura em que começou o mês do Ramadão. O relógio, com quatro mostradores, está fixo numa torre de um complexo hoteleiro com 601 metros e começou a sua contagem com a ordem do Rei Abdulhah bin Abdulaziz Al-Saud, um minuto depois do meio-dia do primeiro dia do mês sagrado do Ramadão. O mostrador de 43 metros de diâmetro atribui ao “Holy Mecca Clock” o estatuto demaior relógio do mundo. A torre em questão, quando terminada, será também o maior edifício inabitado do mundo.  Os meios de comunicação locais estimam que o projecto da torre-relógio envolveu três mil milhões de euros.
Mais do que entrar no Guiness, o aparelho pretende servir o propósito sagrado de ser o contador oficial do mundo islâmico que jejua nos próximos trinta dias. Os muçulmanos esperam que, pela sua localização em frente à mesquita principal de Meca, o relógio se torne uma referência no mundo islâmico tal como é Greenwich no mundo ocidental.
O projecto faz parte das tentativas de modernização da cidade que acolhe anualmente milhões de peregrinos. Embora a inauguração do relógio tenha sido festejada em diversas partes do mundo islâmico, alguns fiéis são bastante críticos quanto ao modo como infra-estruturas deste tipo afectam o ambiente espiritual na cidade natal do profeta Maomé. “A torre do relógio é maior do que os minaretes da Grande Mesquita e isso vai afastar a atenção das pessoas da mesquita que, é claro, é mais importante” disse Line Edris, visitante frequente de Meca, à Reuteurs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...